domingo, 7 de novembro de 2010

Cidade alemã investe em eficiência energética de prédios públicos

A cidade alemã de Heidelberg desenvolveu um sistema integrado de gestão energética para prédios públicos, por meio de ações que buscam aumentar a participação de energias renováveis no município, segundo apuraram os pesquisadores da Plataforma de Cidades Sustentáveis.
O Plano de Proteção Climática e a Estratégia Energética (ambos de 2004) estabelecem normas obrigatórias para os edifícios que excedem os padrões nacionais determinados, mas o projeto em Heidelberg, cidade com cerca de 150 mil habitantes, nasceu em 1992.
De 1993 a 2004, a cidade conseguiu uma redução de 35% das emissões de dióxido de carbono (CO2) dos prédios municipais e 13% das instalações da universidade. Em 2005, Heidelberg conseguiu deixar de emitir 15.751 toneladas do gás na atmosfera.
Atualmente, a cidade tem o objetivo de cortar as emissões em 20% até 2015. Para cumprir essa meta foram criados fóruns cívicos no sentido de garantir a participação da comunidade local no projeto. A população discute e desenvolve ações, além de recomendá-las para a gestão pública municipal.
Em 1997, o primeiro fórum temático sobre energia foi criado, abrindo o caminho para a criação da agência de energéitica local, fundada três anos depois. Este fórum se desenvolveu e se tornou o Ciclo de Energia e Proteção Climática de Heidelberg, compreedendo todos os parceiros do setor da energia e do clima, juntamente com os principais atores sociais.
Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4778149-EI238,00-Cidade+alema+investe+em+eficiencia+energetica+de+predios+publicos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário